top of page

Biografia

 

Natural de Tapera (RS), iniciou sua carreira aos quatorze anos, atuando em bandas de baile, na região. Inicialmente autodidata, teve seu primeiro contato com o estudo formal da bateria em 1996, estudando com Pato Romero (banda Blindagem) e posteriormente fez aulas por mais de 5 anos com Kiko Freitas.

Após este período, assumiu a condição de músico freelancer, tocando em diversos trabalhos e repertórios ecléticos.

Viajou o Brasil atuando no circuito de bares, tocando com a banda Asas de Verão,  Os Ferrety’s e Ivan de Souza.

Em 1997 de volta ao Rio Grande do Sul, ingressa na banda Itamone, de Caxias do Sul. No mesmo período,  foi convidado a integrar o grupo instrumental Pimenta do Reino. Depois da apresentação de diversos shows regionais, o Pimenta do Reino teve a oportunidade de se apresentar na Europa. Juntamente com  os músicos do Pimenta do Reino, Paulinho Cardoso (acordeon) e Richard Ferrarini (sax), desembarcou na Europa, pela primeira vez, para uma série de apresentações em jazz clubs e festivais de jazz. Por conta desta experiência, recebeu proposta para fixar residência na Itália e, em 2002, mudou-se para a cidade de Florença.

Em Florença, tocou com vários artistas, entre eles o grupo Xipaquira – Drum and Bass e Fusion com Gialuca Venier e Krishna Biswas, o Trio Gooool – Jazz e MPB com Simone Martelli e Tommaso Montagnani. Gravou com artistas brasileiros residentes na Itália, como Edinho Queiros e Ligia Franca, Joca Costa (Fagner, Zé Ramalho) e Marquinhos Siqueira (Caetano Veloso) e Rodrigo Amaral (Art Popular e Leci Brandão).

Ministrou aulas na escola de música no Il Trillo, e realizou workshops e clínicas pela escola e pela loja de instrumentos musicais Play Drums and Percussion, de Firenze. Também escreveu seu método de bateria, o “Sviluppando Il Drumming Con I Ritmi Brasiliani” (Desenvolvendo o Drumming com os Ritmos Brasileiros), método que explora os ritmos brasileiros como base para uma melhor execução da bateria, usado para as aulas e workshops que realiza.

De volta ao Brasil, participou do Leo Ferrarini Trio, do grupo de black music Blackup e acompanhou  Mozer de Oliveira, juntamente com os integrantes do Leo Ferrarini Trio.

No âmbito didático, além de aulas particulares e em escola, fez parte do Music School Online.

Gravou o CD Batedô com o Leo Ferrarini Trio, já considerado por público e crítica como melhor lançamento de música instrumental proveniente de Caxias do Sul e um dos mais importantes trabalhos neste segmento em todo o Rio Grande do Sul. Batedo conta com participações de Rafa Schuller e do acordeonista Oscar dos Reis.

Gravou o DVD da banda de rock catarinense Santograau.

No ano de 2007 muda-se para Rio de Janeiro onde tocou e gravou com Gloria Ettari e Quartettari, Daniel Rion Trio, Vika Barcellos e Fernando Corona, Edinho Queirós, Flavio Trino, Ney Conceição, Hamleto Stamato.

No Rio de Janeiro lecionou bateria para alunos de varias nacionalidades, finlandeses, italianos, canadenses, americanos e espanhóis na Escola de Musica Maracatu Brasil cujo proprietário é Guto Goffi, baterista da banda Barão Vermelho.

Posteriormente mudando para São Paulo para integrar a banda da dupla Marcos e Belutti, onde permaneceu por 5 anos, gravando discos e o DVD de grande sucesso Sem Me Controlar Ao Vivo (Som Livre).

Sempre atuando no meio instrumental gravou o CD Vertical do grupo InBloco, que contava com Walmer Carvalho, Pedro Ivo Ferreira e Thiago Melo.

Atualmente, residindo em Pato Branco, toca com a Orquestra Sanfonica de Pato Branco com quem gravou o CD Releituras, também atua como musico, produtor e arranjador em vários estúdios. Grava CDs e DVDs para todo o Brasil, em seu próprio estúdio onde também leciona.

Conta com o patrocínio de grandes marcas internacionais de instrumentos, Gretsch Drums e Soultone Cymbals através da Sonotec.

 

bottom of page